segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Receio de ser

Acreditando que sua visão da situação é correta, omitir-se pra que? Medo de não gostarem de você ou de represálias entrelinhas?
As pessoas lamentam conviverem com expressões maquiadas ou palavras falsas, mas temem cessar o ciclo ao qual fazem parte, seja consciente ou inconscientemente, teimando em interpretarem papéis aos quais se julgam vitimas de um sistema também alimentado por elas.
Dizer não em certos momentos é necessário a evolução do seu próximo, a sua auto-estima e respeito próprio.
Nem sempre o sim é o mais benéfico, longe disso.
Devido a muitos sim existem jovens egoístas que ao receberem a imposição de um não, ceifam a vida dos que não se deixaram manipular, com isso aniquilando parte da caminhada dos familiares de sua vitima e minando sua própria evolução.
Em certas situações a negativa significa, eu te amo; eu me amo; preciso revitalizar minhas energias; aqui é o limite; não há vitória sem merecimento; território conquistado não é sinônimo de direito adquirido; a vida pra mim tem outra motivação; as pessoas podem conviver com opiniões distintas e respeito recíprocos; dentre várias outras mensagens.
Quando a pessoa diz somente sim, alguém na relação está perdendo, indiferente de que tipo de relacionamento seja.
No profissional, se abarcar todas as tarefas, inclusive as que podem ser delegadas, a qualidade da produtividade diminui e o cansaço transparece dentro e fora do expediente, causando a perda da visão de oportunidades que certamente serão visualizadas por pessoas humildes e corajosas o suficiente que se impuseram, ou seja, nem sempre o sim no ambiente profissional é sinônimo de capacidade e esperteza.
No âmbito pessoal, o eu deve ser posto em primeiro lugar. Ao contrário do que se pensa, o respeito é também conquistado após um não. Aceitar um convite ao qual se sabe que se sentirá contrariado ou insatisfeito no local, emanando energias insuscetíveis de maquiagem, somente causará constrangimento desnecessário a quem convidou, assim como diminuição da auto-estima e do respeito próprio a quem aceitou.
Os sentimentos querer bem, gostar e amar, quando verdadeiros, visam também a felicidade, auto estima elevada, respeito e principalmente evolução ao ser amado.
Ocorrendo pela pessoa recebedora de um não motivado pelo individualismo (destaca-se que a colocação de forma alguma adentra ao egoísmo) o término da relação, seja qual for, sem sombras de dúvidas esta não é verdadeira e recíproca.
Colher é conseqüência da semente plantada. Ao nos impormos o segundo lugar, aceitamos que outros escolham e decidam por nós, entregando a estes o nosso dom mais emocionante, o livre arbítrio.

2 comentários:

  1. Quanto as crianças concordo plenamente com Você,mas no âmbito profissional a casos em que são delegadas determinadas tarefas a pessoas que não dão valor ao que fazem, sendo assim, fazem pela metade ou com certas vantagens próprias devido a situação do caso, com isso acabam sobrecarregando alguns colegas no trabalho. Na empresa que eu trabalho é assim que funciona, as vezes por ser vadio, preguiçoso e até mesmo covarde,ou por ser mais fácil uma maneira bastante conhecida.
    Quanto a plantação eu acho que eu acabo plantando semente sem querer que não são boas de colher! É de chorar.
    Bjos>
    SHALLON!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes essas sementes foram jogadas ao vento em tempo longínquo, do qual não nos recordamos de pronto, mas lá no fundo de nossa mente, escondido no sótão, há alguém a sussurrar aconselhando-nos calma, persistência e fé, por saber que ninguém paga por conserto de carro alheio sem motivação. Abraço. :)

      Excluir